Photo: Fernanda Serradourada
Marcelo Politano é um compositor e instrumentista brasileiro. Sua música busca explorar um rico diálogo entre tradições locais e universais. Começou sua educação musical em idade precoce dentro do ambiente familiar na cidade de Americana e obteve seu diploma de bacharel em música pela Universidade de Campinas (UNICAMP) em 2012. Realizou intercâmbio acadêmico (CREPUQ) no Canadá onde estudou composição na Universidade Concordia (Montreal). De 2014 a 2015 estudou composição na EMESP Tom Jobim com o compositor Rodrigo Lima.
Finalizou em 2017 seu mestrado em composição no Conservatório de Amsterdam (Holanda). Na Holanda foi aluno dos compositores Wim Henderickx, Joël Bons e Rafael Reina. Finalizou seu segundo mestrado na área de composição audiovisual na Academia de Música da Estônia, em Tallinn, tendo estudado com os compositores Helena Tulve, Einike Leppik e Tammo Sumera. Atualmente é pesquisador artístico em nível de doutorado artístico na Sibelius Academy (Finlândia) sob orientação do Prof. Veli-Matti Puumala e em nível PhD na Academia de Música da Estônia sob orientação dos Profs Helena Tulve e Kerri Kotta. É também professor convidado do departamento de música tradicional desta mesma instituição e do departamento de música Global da Sibelius Academy.
Sua pesquisa artística/acadêmica se situa no campo da composição intercultural e na utilização de instrumentos tradicionais - que fazem parte de suas experiências culturais pessoais - no contexto da música contemporânea clássica. Dentre seus projetos artísticos, destacam-se os trabalhos com a Orquestra do Conservatório de Amsterdam, com o Nieuw Ensemble e o Atlas Ensemble, com o Ensemble for New Music Tallinn, com os solistas Naomi Sato, Lídia Bazarian e Luiz Montanha, além de inúmeras gravações de instrumentos tradicionais de sopro para projetos audiovisuais.
Sua música recebeu vários prêmios nacionais e internacionais, como o de música de câmara da Funarte na "XXV Bienal de Música Contemporânea" (2023) e de peça solo do “II Festival Edino Krieger” (2018), bem como o primeiro prêmio no “Concours de Composition Andrée Charlier” (2024) na Bélgica e no concurso “Kooskõlamine” (2021) na Estônia.
Contato: m.chacurpolitano@gmail.com